sexta-feira

16

dezembro 2011

1

COMENTÁRIOS

Como arrumar uma mesa – Serviço à francesa

Por , Postado em Sem categoria

Continuando as dicas de Crista da Vero Festas, hoje ela vai ensinar como organizar uma mesa com serviço à francesa!

- A maneira certa de se colocar uma mesa formal pode assustar muita gente, mas ao entender a lógica da montagem, percebemos como é funcional e fácil. O lugar correto de se posicionar cada elemento na mesa existe, na verdade, para facilitar a refeição, e não o contrário!

- Para  montar uma mesa à francesa devemos começar com a toalha, escolhida de acordo com a ocasião: um tecido mais leve para um almoço (linho, floral, rechilieu etc.) e um mais fino para um jantar (renda, organza, adamascado, etc.), por exemplo.

-No caso de mesas de mármore, granito, vidro ou madeira, pode-se usar jogos americanos de tecido e sousplats no lugar da toalha. A mesa fica bem mais charmosa!

-Na vez dos pratos, primeiro coloca-se o prato raso (de jantar) e depois o prato fundo (de sopa).  A sopa é pouco usual, principalmente para nós goianos! Nesse caso, coloca-se o prato de entrada (o mesmo prato de sobremesa) sobre o prato de refeição.

-Os guardanapos são colocados à esquerda dos garfos. Ou sobre os pratos. Podem ser simplesmente dobrados ou acompanhados de um porta-guardanapo! Esse último faz toda a diferença na mesa! Abusem da criatividade ao usá-los!

-Os talheres: à esquerda dos pratos ficam os garfos. O maior (de carne) vem primeiro, em seguida o de peixe (se for servir antes da carne) e por último o menor (de entrada). À direita dos pratos, coloque as facas na mesma ordem: a de carnes junto ao prato, em seguida a de peixe (não havendo peixe, retire-a), e do lado de fora a de entrada. Se houver sopa, a colher fica do lado direito, ao lado da faca de peixe.

-Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. O garfo com os dentes para a direita, e a colher apontando para a esquerda.

-O segredo para não errar o uso dos talheres é só começar de fora para dentro, à medida que são servidos os pratos!

-Agora os copos! Uma boa dica é essa: a maior quantidade de bebidas que vai ingerir merece uma taça maior. Assim, a maior delas é a de água (usada para sucos e refrigerantes, também), a média de vinho tinto (que acompanha o prato principal) e a menor de vinho branco (que acompanha a entrada e o peixe). A disposição de cada um pode ser vista na figura! Se for o caso de servir apenas champanhe, coloque a taça à direita da de água.

- O pratinho de pão é colocado à esquerda, sobre o garfo. Cruzando sua borda superior, uma faquinha ou espátula para a manteiga. O pratinho de pão é mais usado em mesas de restaurante, sendo pouco comum vê-los em uma mesa montada em casa!

-Para finalizar, mimos como placement (o cartão marcador de lugar), ou copinhos de vela em frente a cada lugar, para deixar a mesa bem caprichada!

 Gente essas dicas valem ouro…dá um Ctrl-C + Ctrl-V e guarde para sempre! rsrsrs…

Beijos

1 Comentário

  1. jose domingos carvalho da cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>